quarta-feira, 23 de abril de 2008

O pensamento epistemológico



Anotações extraídas da obra de Hilton Japiassu - Introdução ao pensamento epistemológico:




- Cada enfoque epistemológico elucida a atividade científica a seu modo, cada um tem uma concepção particular do que seja ciência – são tentativas, não modelos.
- É o conjunto de elementos e instrumentos de reflexão epistemológica sobre processos de gênese, desenvolvimento, estruturação e articulação de conhecimentos científicos.
- Conceitos:
- Saber: conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, mais ou menos sistematicamente organizados.
- Ciência: conjunto de aquisições intelectuais.
- Epistemologia: estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento e de seus produtos intelectuais. Epistemologia – logos (discurso), episteme (sobre a ciência). Disciplina especial da filosofia.
- Autores:
- Piaget: epistemologia genética. Como o conhecimento é possível?(Kant) – Segundo Piaget, o conhecimento é elaborado a partir de uma concepção construtivista da aquisição dos conhecimentos: sem pré-formação, nem exógena (empirismo), enm endógena (ineidade), mas por contínuos ultrapassamentos das elaborações sucessivas. A psicologia genética estuda o desenvolvimento das funções mentais
- Bachelar: espírito científico.
- Foucalt: arqueologia das ciências humanas.
- Sobre Piaget:
- Como o conhecimento é possível?(Kant) – Segundo Piaget, o conhecimento é elaborado a partir de uma concepção construtivista da aquisição dos conhecimentos: sem pré-formação, nem exógena (empirismo), nem endógena (ineidade), mas por contínuos ultrapassamentos das elaborações sucessivas. A psicologia genética estuda o desenvolvimento das funções mentais.
- Epistemologia genética é a extensão a todo campo das ciências humanas, da metodologia que possibilitou Piaget a realização de excelentes trabalhos (formação do número, desenvolvimento da inteligência, aquisição da linguagem, formação do juízo moral...). É o estudo da constituição dos conhecimentos válidos – só há ciência quando há: elaboração de fatos, formalização lógico-matemática, controle experimental.
- Permite a descoberta de um estatuto científico para a as principais estruturas operatórias das ciências humanas. Tem por objetivo estudar os conhecimentos em função de sua construção real, bem como considerar todo o conhecimento como relativo a um certo nível do mecanismo desta construção. É o estudo da gênese das operações do pensamento e da sua estabilização lógica.
- A ação precede o pensamento – o pensamento consiste numa composição mais rica e coerente das operações que prolongam as ações, interiorizando-as.
- Sobre o papel da epistemologia: desmascarar a ilusão dos que pretendem conferir à ciência uma importância global que suprime a filosofia, uma vez que ela quer ser sua própria filosofia, sob as denominações de Metaciências, de lógica das ciências ou de epistemologia científica. Mas ela tem uma função complementar: relativizar a filosofia de uma ciência, porque esta deve ser questionada, não em sua validade ou em sua eficácia, mas em sua inteligibilidade.

Referência:
- JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Ed. Francisco Alves. 7ª Ed. Rio de Janeiro, 1992.

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