quarta-feira, 14 de maio de 2008

Arquiteturas pedagógicas

*Interlocução 1 – a distância:
Duas tutoras e alunas do ESPEAD conversam sobre seus estudos e discutem sobre seus registros nos blogs:
- E o EAD e as arquiteturas pedagógicas, como seria esta relação? Fiquei curiosa!
Peadportfolio disse:
- Bom, as arquiteturas pedagógicas, em breves palavras, são estruturas que integram planejamento pedagógico, recurso digital e conteúdos imersos em uma perspectiva epistemológica e pedagógica, em um modo de ver o mundo, em uma relação de saberes dos professores com seu contexto. A EAD não é diferente, no sentido que se precisa desenvolver uma arquitetura pedagógica para atuar nessa modalidade, isto é, ter um planejamento claro, escolher intencionalmente o recurso de acordo com o que ele dispõe e os objetivos Pedagógicos do professor, aliando aos conteúdos numa perspectiva interacionista. Sem isso, corre-se o risco de perder alunos, desmotivar o público com o qual se trabalha, etc. Abraço
*Interlocução 2 – autor/leitor:
Leitura do texto “Arquiteturas pedagógicas para educação a distância: Concepções e suporte telemático”:
- Educar para a autoria, a expressão, a interlocução: “A interlocução entre sujeitos autores, reconstrói constantemente os ambientes de aprendizagem, pois sua própria essência está na idéia de transformação.” (p. 3)
Interação, troca, cooperação, a distância, através da palavra escrita, no blog, na biblioteca do rooda... Novas arquiteturas e suportes, mas uma prática baseada na interlocução entre os sujeitos da aprendizagem. A interlocução é um dos pontos a ser explorado, a partir da análise das relações comunicanionais estabelecidas tanto na EAD, quanto no ensino presencial. Estas relações, baseadas agora uma nova arquitetura, cria possibilidades e amplia a ação dos interlocutores. Se aceitamos a Pedagogia da incerteza, se tomamos como base as idéias construtivistas de Piaget e a pedagogia da pergunta de Paulo Freire, então, o caminho de dúvidas e a busca de novas alternativas podem nos levar a investigar, refletir, cooperar e, principalmente, a pensar e a expressar de forma autônoma nossas idéias e nossas transformações. Para isto, as novas arquiteturas se apresentam: Projetos de aprendizagem, estudo de caso, aprendizagem incidente (aprendizagens de conteúdo específico integradas em atividade mais agradáveis) e a ação simulada (aprender fazendo).
“Arquiteturas pedagógicas para educação a distância: Concepções e suporte telemático” CARVALHO, Marie Jane et alii.

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