A tarefa era conceituar. Palavras de uso diário, presentes em quase todas as conversas. Quando comecei a ler os conceitos elaborados por meus colegas, tentei me enquadrar em alguma linha de pensamento. Senti muita dificuldade em encontrar uma unidade em meio a tantos pensamentos. Além disto, não havia percebido o contexto em que a pergunta havia sido feita. Procurei então ser o mais simples possível, e sem um referencial teórico muito claro, escrevi os conceitos a partir de minhas concepções referentes à aprendizagem e processos cognitivos.
Durante a aula, alguns pontos ficaram bem claros como a intenção da pergunta, a necessidade de uma visão ampliada, porém coletiva, de alguns pontos importantes da estruturação do Curso e a orientação teórica que o direciona, o foco na construção do sistema cognitivo, o respeito às diversas concepções de aprendizagem e a importância da clareza para todos os tutores da norte apontado pelo Curso.
Durante as atividades deste semestre, senti necessidade em entender mais alguns conceitos básicos várias vezes referidos em aula, e a partir de algumas leituras, registrei neste portfólio algumas questões para aprofundamento, principalmente na questão sobre o portfólio de aprendizagens e a avaliação na aprendizagem. Aquilo que pesquisei, registrei aqui durante o semestre.
Em relação aos conceitos, percebi que minhas “opiniões” não se afastam completamente das posições destacadas pela professora.
• A inteligência é uma organização que tem como função a adaptação ativa – assimilar o mundo e se acomodar neste mundo.
“A inteligência está ligada a capacidade de um indivíduo compreender o mundo em que vive, adaptar-se a ele e propor mudanças eficientes quando necessário”. (Cris Lemos)
• Desenvolvimento é a capacidade de desenvolver estruturas de conhecimento.
“Desenvolvimento é um processo gradual, resultante de estímulos, motivações e experiências, e que compreende crescimento, avanço, evolução (cognitivo, psicomotor, afetivo, físico)”. (Cris Lemos)
• Aprender é construir esquemas lógicos.
“Aprendizagem é um processo, inerente ao ser humano, capaz de promover o desenvolvimento e a aquisição de habilidades e competências relativas aos diversos domínios do conhecimento e da própria existência”. (Cris Lemos)
• Interacionismo
“Projeto de aprendizagem é uma proposta pedagógica, baseada na construção coletiva, parte de uma problematização, preza o registro das hipóteses e dos avanços a cada etapa do processo. Permite a reflexão e a descoberta”. (Cris Lemos)
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
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Um comentário:
Cris:
É muito pertinente a tua reflexão. Como educadores, fizemos uso, de forma muito natural, de uma vasta gama de palavras, sem que, necessariamente, tenhamos presente o seu significado e o quanto o conceito das mesmas deixam evidente para um estudioso do assunto, a nossa linha de pensamento e de ação. Para pensar mais um pouco: até que ponto os nossos conceitos influenciam a formação dos conceitos de nossos alunos?
Abraço. Celi
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