terça-feira, 18 de dezembro de 2007

"Arrisca teus passos por caminhos pelos quais ninguém passou; arrisca tua cabeça pensando o que ninguém pensou."

"Quem disse que tudo já foi inventado?" Esta foi a pergunta de uma professora aos seus alunos de ensino médio. "Ainda há muito o que ser descoberto. Não há lugar para a acomodação: é preciso criar, desafiar a imaginação e o pensamento". Eis o desafio.
Intuitivamente escolhi como motivo para este blog algumas imagens de fractais. "Os fractais são formas geométricas abstractas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita". (Mandelbrot). Aqui eles representam a complexidade, a aparente irregularidade, o quebrado e o partido, ao mesmo tempo em que, a partir de um padrão e de uma escala geométrica, formam belas imagens que levam ao infinito. Assim é nosso pensamento, nossa imaginação. Criamos, a partir de fragmentos, em nossa mente, belas imagens, e temos poder de imaginá-las infinitamente.
Este espaço de reflexão vem servindo de suporte para muitas idéias, algumas aparentemente desconexas, descontextualizadas... Cada experiência foi contada, compartilhada, com o objetivo de servir como objeto de estudo de outros e de sua própria autora modificada por outras experiências. Este é o momento de afastar-se um pouco para observar melhor o todo.
Ao comentar o portfólio de minha colega, me perguntei por que não havia feito uma visita tão detalhada assim antes e o quanto devo perder ao deixar de ler o que meus outros colegas estão registrando.
Como indicador do ponto de articulação entre os comentários e minhas inferências, escolhi a interlocução. Ainda relacionado a este indicador, associo o discurso afetivo no exercício da tutoria em EAD, conforme comentei em postagem anterior.
Estes dois indicadores estão relacionados ao discurso e à comunicação. No exercício da tutoria estes indicadores são importantes e até certo ponto decisivos para o sucesso do processo de tutoria/aprendizagem.
Cada um dos registros de dificuldades de comunicação, de troca de impressões, de apoio e incentivo, do destaque de evidências, de aprendizagens colaborativas, todos sem exceção, podem ser discutidos através de uma abordagem comunicacional, tendo como ponto de partido os interlocutores e suas intenções comunicacionais.

Indicadores: Interlocução - Discurso afetivo

Um comentário:

celilutz1 disse...

Cris:
Interessante a comparação que fazes dos fractais com o nosso pensamento, a nossa imaginação.
As postagens no portfólio são uma evidência do tanto de aprendizagens que foram realizadas ao longo da ESPEAD. Isso que representam somente uma pequena porcentagem.
Embora não consigamos ler tudo, conforme colocas, fica a convicção do quanto que aprendemos com o outro, do quanto a aprendizagem do outro representa de possibilidade para nós aprendermos.
“A aprendizagem é fundamentalmente uma experiência social , de interação pela linguagem e pela ação.” (Vygotsky, 1984)
Abraço. Celi