Sobre o XII ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, Palestra: O trabalho em desenvolvimento na educação a distância para as licenciaturas – UFRGS, UNISINOS, FEEVALE, PUCRS, UNILASALLE
Objetivo principal da palestra seria promover uma atividade que aproximasse as pessoas envolvidas no EAD, que estão pensando na formação do professor. Ao ouvir os depoimentos dos professores foi possível constatar que os problemas que enfrentamos são comuns para os diversos espaços e níveis de EAD.
A prof.ª Maria Alice Gravina, por exemplo, destacou a preocupação da UFRGS na formação de professores e na promoção do uso das TIC'S para uma formação dos professores do ensino fundamental. Além disto, a professora mostrou o trabalho das alunas do curso de Pedagogia, modalidade a Distância, e falou um pouco da caminhada das alunas e do próprio projeto de EAD, que é novo para a Universidade.
Foi consenso da mesa o futuro da EAD, uma educação bimodal, com algumas atividades a distância e outras presenciais, flexibilizando espaço e tempo dos estudantes e universidades.
Outro consenso foi a necessidade de formação tecnológica e pedagógica (urgente) dos professores para a utilização de ambientes virtuais ou diferentes mídias. Por exemplo o professor que grava suas aulas em mp3 para que seus alunos possam escutá-lo no caminho para a universidade ou enquanto caminham. Este professor precisa desenvolver habilidades e ter consciência de como esta mídia dará suporte a sua mensagem. Dizer “hoje” numa gravação pode trazer dificuldades de entendimento, assim como escrever que “a tarefa deverá ser postada em duas semanas” em uma aula em ambiente virtual. São detalhes que precisam ser observados.
Este novo professor, um mídia-educador, precisa ser formado a partir de uma proposta pedagógica voltada para a integração, a reflexão e a produção colaborativa. Ele precisa de novas competências e habilidades. Enquanto uma aula em EAD apresentar as mesmas tarefas do ensino presencial, o professor deixa de aproveitar o que o EAD traz de vantagens. O EAD traz articulações, favorece relações, possibilita a inclusão e possibilita, através das mídias, uma comunicação mais próxima, através da mediação tecnológica.
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Cris:
Quanto ao que colocas relativo à necessidade de formação tecnológica e pedagógica dos professores para a utilização de ambientes virtuais ou diferentes mídias: é realmente fundamental, principalmente, quando se sabe que ainda há número grande de colegas que não tem sequer acesso ao computador, muito menos à internet. No momento, está ocorrendo, na UFRGS, o curso Mídias na Educação, do MEC, voltado para professores, o que denota que há uma preocupação também dos nossos governantes em oferecer oportunidades de capacitação. É vital que em nenhum momento descuidemos do pedagógico, que é o carro-chefe da escola.
Abraço. Celi
Postar um comentário