
Sobre o texto argumentativo:
-É interessante que o autor conheça as possibilidades da língua para poder explorar ao máximo os recursos e estratégias para o convencimento do leitor.
-O autor toma decisões, cria ou escolhe as estratégias, organiza as relações...
-É interessante que o autor conheça as possibilidades da língua para poder explorar ao máximo os recursos e estratégias para o convencimento do leitor.
-O autor toma decisões, cria ou escolhe as estratégias, organiza as relações...
-Ao produzir um texto argumentativo, seu autor deve ter em mente que, enquanto uma oração se constrói a partir de regras, o texto parte de estratégias (Macroproposição).
-Um texto argumentativo então apresenta dois níveis básicos de informação: Núcleo, que apresenta a informação principal, a mais importante, e Satélite, informação secundária que auxilia na compreensão e aceitação da principal, tornando-a mais acessível.
-Cada informação possui um papel e uma intenção, conferindo uma razão de existência a cada elemento. A estrutura relacional estabelecida a partir das informações expressa a organização da coerência contígua do texto e permite descrever a construção da composição textual interna.
(Estes conceitos básicos foram retirados do texto O artigo de opinião e sua configuração estratégica, de Maria Eduarda Giering).
O estudo da gramática textual é um recurso importante para o entendimento do texto em seus vários aspectos e reforça a idéia de que um autor, ao dominar as técnicas e estratégias para uma composição eficiente, terá mais facilidade em cumprir suas intenções comunicacionais.
Quando um aluno não consegue expor suas idéias e conclusões através de uma produção textual, neste caso específico, um texto argumentativo, se torna importante entender que talvez a falta não seja de idéias, mas de habilidades para dominar as informações e criar estratégias para convencer o leitor de que suas conclusões são lógicas e evidentes.
Quando um aluno não consegue expor suas idéias e conclusões através de uma produção textual, neste caso específico, um texto argumentativo, se torna importante entender que talvez a falta não seja de idéias, mas de habilidades para dominar as informações e criar estratégias para convencer o leitor de que suas conclusões são lógicas e evidentes.
Observando a dificuldade que alguns alunos apresentam em expor suas descobertas, apontando evidências e estabelecendo relações, percebe-se a dificuldade de produção de um texto coerente e surge, então, a dúvida sobre a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre diferentes tipos de textos, sua gramática interna, seus diversos níveis de complexidade e principalmente, a intenção clara de seus propósitos. Ao dominar o texto, o aluno se apropria da ferramenta que permite uma comunicação plena e eficiente.
Um comentário:
Cris:
Muito interessante o assunto que trazes nesta reflexão. Em especial, eu destaco “Ao dominar o texto, o aluno se apropria da ferramenta que permite uma comunicação plena e eficiente.” Nos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) o Brasil ficou entre os últimos colocados, tanto nas provas de Leitura, como nas de Matemática e de Ciências. Segundo grande número de professores entrevistados, a avaliação revela que a leitura e o domínio da linguagem são os pontos fracos da educação brasileira. Em sendo assim, o que efetivamente pode e deve ser feito para que as nossas crianças e jovens se apropriem da competência da leitura e da escrita?
Celi
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