
Webfólio: uma proposta para avaliação na aprendizagem – Conceitos, estudos de casos e suporte computacional (texto de Nevado; R. Basso, M; Menezes, C.)
O webfólio e outros ambientes virtuais são usados como ferramentas de organização e recuperação de informações sobre o processo de avaliação. Entretanto, não basta utilizar recursos inovadores para qualificar o processo avaliativo: A proposta deverá ser igualmente transformadora.
Sob o novo enfoque da aprendizagem como processo contínuo e de produção do novo (pelo menos para o sujeito), constitui-se então o sujeito ativo e reflexivo como fonte da aprendizagem. Reflexão, metacognição e tomada de consciência, estes são conceitos importantes para um novo paradigma de avaliação.
A partir disto o “webfólio deve oferecer evidências ou testemunhos da aprendizagem na sua dimensão processual”. O professor assume o papel de observador implicado, problematizador, buscando autonomia intelectual e moral dos sujeitos e a cooperação entre o grupo.
Conforme o artigo, o webfólio possibilita o registro de planejamento, as análises sobre a eficácia e os desencontros na execução dos planejamentos e suas reflexões.
Para esclarecer: O webfólio utilizado desta maneira é basicamente suporte para a metacognição? Além disto, o conceito Webfólio “na” avaliação não apresenta uma clara sustentação... Ou ele faz parte do processo – e, portanto, é aprendizagem, ou é registro – portanto, suporte para a avaliação. Esta duplicidade de funções é contraditória, e útil, pois permite uma solução fácil, ainda que ambígua. A reflexão, a metacognição, a tomada de consciência, a análise, a cooperação, são habilidades desenvolvidas a partir de propostas de aprendizagens. De que forma podem ser vistas como avaliação?
A partir desta leitura, é importante desenvolver melhor alguns conceitos:
De que forma conceituo construção dialética, aprender e avaliar, instrumentos cognitivos, avaliação “na” aprendizagem?
De que forma um novo enfoque de aprendizagem exige uma forma transformadora de avaliação?
De que forma a telemática contribui para enriquecer a avaliação na aprendizagem?
*O novo enfoque da aprendizagem – construção dialética
*Reflexão, metacognição e tomada de consciência
*Avaliação “na” aprendizagem
continua
O webfólio e outros ambientes virtuais são usados como ferramentas de organização e recuperação de informações sobre o processo de avaliação. Entretanto, não basta utilizar recursos inovadores para qualificar o processo avaliativo: A proposta deverá ser igualmente transformadora.
Sob o novo enfoque da aprendizagem como processo contínuo e de produção do novo (pelo menos para o sujeito), constitui-se então o sujeito ativo e reflexivo como fonte da aprendizagem. Reflexão, metacognição e tomada de consciência, estes são conceitos importantes para um novo paradigma de avaliação.
A partir disto o “webfólio deve oferecer evidências ou testemunhos da aprendizagem na sua dimensão processual”. O professor assume o papel de observador implicado, problematizador, buscando autonomia intelectual e moral dos sujeitos e a cooperação entre o grupo.
Conforme o artigo, o webfólio possibilita o registro de planejamento, as análises sobre a eficácia e os desencontros na execução dos planejamentos e suas reflexões.
Para esclarecer: O webfólio utilizado desta maneira é basicamente suporte para a metacognição? Além disto, o conceito Webfólio “na” avaliação não apresenta uma clara sustentação... Ou ele faz parte do processo – e, portanto, é aprendizagem, ou é registro – portanto, suporte para a avaliação. Esta duplicidade de funções é contraditória, e útil, pois permite uma solução fácil, ainda que ambígua. A reflexão, a metacognição, a tomada de consciência, a análise, a cooperação, são habilidades desenvolvidas a partir de propostas de aprendizagens. De que forma podem ser vistas como avaliação?
A partir desta leitura, é importante desenvolver melhor alguns conceitos:
De que forma conceituo construção dialética, aprender e avaliar, instrumentos cognitivos, avaliação “na” aprendizagem?
De que forma um novo enfoque de aprendizagem exige uma forma transformadora de avaliação?
De que forma a telemática contribui para enriquecer a avaliação na aprendizagem?
*O novo enfoque da aprendizagem – construção dialética
*Reflexão, metacognição e tomada de consciência
*Avaliação “na” aprendizagem
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