segunda-feira, 24 de março de 2008

Projetos, mapas conceituais e saberes do tutor


Início de semestre e novos temas dominam o debate no ESPEAD.




1)Projetos de aprendizagem e uma ferramenta que pode auxiliar este processo - mapas conceituais.

No primeiro encontro deste ano, o conceito de projetos de aprendizagem, em contraponto a projetos de ensino, foi discutido com os tutores e, em grupo, o seguinte mapa foi idealizado:



Através da tecnologia, mapas que podem ser realizados nos mais diversos suportes, ingressam no mundo digital através de programas como o CMapTolls, com todas as vantagens que o ambiente digital e em rede pode proporcionar. Conforme Gava, "uma ferramenta metacognitiva que pode ser muito útil na educação, em especial na indexação de conteúdo, como apoio à revisão bibliográfica e como apoio ao desenvolvimento de projetos de aprendizagem."(1999)

Alguns problemas podem surgir no uso do CMap, como a dificuldade de realizar o download do programa ou a compatibilidade do programa com o sistema operacional de cada computador.

Na realização do mapa acima, apenas havia a possibilidade de salvá-lo como imagem, em decorrência da instalação e das restrições do windows vista.

Uma nova instalação e novas possibilidades (e mais dúvidas...) - Salvar como pdf, imagem, arquivo do CMap, página da internet e mais.

Ao salvar como página da web, os conceitos e as ligações são explicitados através de um texto que antecede o próprio mapa. Neste modo as proposições se mostram claramente (ou não - de acordo com a habilidade do autor) a partir do que foi disposto graficamente no mapa.
Os mapas conceituais, entretanto, precisam estar contextualizados em uma prática pedagógica orientada por uma visão construtivista de solução de problemas e aí está uma questão importante - usar os projetos de aprendizagem pressupõe uma nova maneira de ser professor, com novos saberes, e de ser aluno também.

2)Saberes do tutor.

A partir do artigo "A importância da ação tutorial na Educação a Distância: Discussão das competências necessárias ao tutor"
Interrogações -
Em Cursos em EAD, de modo geral, o tutor precisa corresponder a todas as competências apontadas pelo artigo, entretanto, no PEAD, é possível perceber que os professores das disciplinas também participam e colaboram diretamente para o cumprimento de tantas funções. Existe uma parceria tutor/professor, um acompanhamento ao aluno também por parte do professor, que não se limita a preparar o material ou conduzir os encontros presenciais.
Em relação às habilidades e saberes exigidos nas diferentes funções docentes, professores e tutores são igualmente exigidos. Os saberes referentes às TICs não são exclusivos do EAD.
O quadro comparativo entre atividades de ensino on line e presencial indica as possibilidades de interação nestas duas modalidades de ensino e destaca a vantagem da atividade on line sobre a presencial. Não é possível a interação presencial individual ou em grupo? Possíveis interações entre grupos não poderiam ocorrer de forma presencial? Não é possível produzir textos coletivos presencialmente? Só se o professor não quiser.

O professor invisível? O tutor é um interlocutor, que pode ser visto ao vivo em vídeos-conferência, chats (que já têm câmeras) e no skype... pode ser visto presencialmente ou até mesmo virtualmente, em suas mediações, orientações ou sugestões, através de seu discurso. O conceito professor invisível, particularmente, induz a uma falsa sensação de ausência, ou inexistência. Se o tutor é invisível, ele não tem rosto, nem identidade (contraditoriamente ao que o texto diz sobre identidade)... Não é ninguém. Em um mundo virtual, ele seria apenas uma voz do além?



2 comentários:

Daisy Schneider disse...

Oi, Cris!
Gostei muito dos teus comentários no meu blog. Respondendo uma pergunta tua, eu coloquei resposta lá, mas copio aqui tb:
Em relação ao EAD e as arquiteturas pedagógicas, como seria esta relação? Fiquei curiosa!
Um abraço, Cris Lemos

Terça-feira, 18 de Dezembro de 2007 10h29min00s

peadportfolio104021 disse...

Bom, Cris, as arquiteturas pedagógicas, em breves palavras são estruturas que integram planejamento pedagógico, recurso digital e conteúdos imersos em uma perspectiva epistemológica e pedagógica, em um modo de ver o mundo, em uma relação de saberes dos professores com seu contexto.
A EAD não é diferente, no sentido que se precisa desenvolver uma arquitetura pedagógica para atuar nessa modalidade, isto é, ter um planejamento claro, escolher intencionalmente o recurso de acordo com o que ele dispõe e os objetivos pedagógicos do professor, aliando aos conteúdos numa perspectiva interacionista. Sem isso, corre-se o risco de perder alunos, desmotivar o público com o qual se trabalha, etc.
Abraço

Fernando SC Pimentel disse...

Olá. Sou professor e tutor, mestrando em educação e estou pesquisando sobre o papel do tutor e os mapas conceituais.
Gostaria de saber de quem é, e onde posso encontrar o artigo que você menciona ("A importância da ação tutorial na Educação a Distância: Discussão das competências necessárias ao tutor"
)

http://fernandoscpimentel.blogspot.com
prof.fernandoscp@gmail.com


Prof. Fernando Pimentel